segunda-feira, 12 de maio de 2008

ZÉ BOM CABELO 2 (parte 1ª/2)

Gazetear ao seu serviço de maquinista para ouvir futebol pelo rádio, raptar uma bela morena finda a última dança da domingueira no clube dos operários, escorar no muque os adversários do futebol de várzea, e outras e tantas proezas preencheram de episódios a juventude de Zé Bom Cabelo. Quantas destrambelhasse o Zé, espantava era se não... Que mais fizesse, para dar a todos o gosto vivo das coisas apenas sonhadas, gozasse quem quisesse os pecadilhos alheios no quieto de suas cadeiras, sem os temidos riscos e triscos, entrementes.
Vai daí que, em parte por seu querer, por outro tanto da semidisfarçada imposição da vontade alheia, os faz-que-faz do próprio viver se lhe tornaram em permanente destaque. Preservou-se, entretanto, honroso e raro merecedor do respeito de carinhosa memória coletiva, alhures nem sempre cultivadora de tais delicadezas sentimentais, principalmente quando dirigidas a tipos iguais ao Zé.
A condição de mestre-sala nunca o desacompanhou, mesmo nos últimos anos de sua vida. Morador de Raul Soares, qualquer evento da pequena cidade mineira via seu comparecimento aplaudido, sua presença festejada e sua ausência sentida e comentada.
Num momento dos anos de mais tarde, quando já quase havia sossegado o facho, estava Bom Cabelo assistindo televisão em sua casa. Aposentado da R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima), sessentão, com a família, já criada, a seu redor, desfrutava o doce nada a fazer remunerado que tão árdua e aventureiramente soubera conquistar.
A novela o enfarava. Se não fosse pela Sônia Braga, acharia impossível ficar sentado assistindo àquela léria; presenciar, na telinha ou fora dela, as façanhas dos outros, não era o seu fraco. Agüentava-se, na falta de melhores afazeres, defronte àquela joça eletrônica que teimava em lhe impingir mercadorias de que não precisava. Mas, a Sônia Braga...
Lá pelas tantas da novela, sobe à cabeça de Bom Cabelo, ou melhor, à sua boca, um incomensurável desejo de comer terra.
(continua)

Nenhum comentário: